Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Práxis

Os filósofos limitaram-se sempre a interpretar o mundo de diversas maneiras; porém, o que importa é modificá-lo.

Práxis

Os filósofos limitaram-se sempre a interpretar o mundo de diversas maneiras; porém, o que importa é modificá-lo.

O caso do colégio Mercado

02.02.23

Por Dario Souza da Silva, colaborador do Blog

Dizem que economia é algo complicado de se entender, mas na verdade não é. Qualquer um que já esteve em um colégio e se interessou por alguém da sala, ou teve algum tipo de relação amorosa, flerte ou uma forte amizade é capaz de compreender como funciona o Equilíbrio de mercado. A lógica é a mesma para ambos os casos. Acompanhe a história de amor e ódio que acontece no colégio mercado desde que um certo rapaz por lá apareceu.

Oferta e Demanda eram duas meninas que moravam na mesma rua e estudavam no colégio Mercado. As duas sempre se odiaram e tinham uma mania incrível de competição. Sempre que a Oferta chegava numa festinha ou numa rodinha de amigos a Demanda inventava logo uma desculpa para sair de perto. Era engraçado como, apesar de as duas meninas não se suportarem, uma estava sempre ligada a outra. Eram as duas meninas mais bonitas e mais inteligentes da sala. Quando uma estava em evidência a outra se sentia por baixo.

Acostumados com a competitividade entre as duas meninas os colegas sempre comentavam:

    - Você viu como a Oferta colocou a Demanda lá em baixo no trabalho de economia?

    - Vi sim, mas pode ter certeza que no próximo a Demanda vai vir com tudo e jogar a Oferta lá em baixo.

Um dia chegou no bairro - e consequentemente no colégio - um rapaz muito bonito. Seu nome era Preço. As duas meninas ficaram loucamente interessadas por esse rapaz. Oferta era uma menina rica que, apesar de achar o Preço um rapaz super interessante e atraente, só aceitava andar com ele se ele viesse de carro. Jamais andaria de ônibus. Já a Demanda era uma menina pobre e simples e se sentia melhor andando com o Preço quando ele estava de ônibus ou a pé.

Um dia Preço foi para a aula com o seu carro modelo “Produção 100%” e todo mundo percebeu como ele estava em alta. A Oferta ficava toda boba andando ao lado do rapaz; nunca antes sentira uma “Intenção de venda” tão grande. Nesse dia o Preço tentou falar com a Demanda, que não lhe deu muita bola. No dia seguinte, querendo impressionar a Demanda, Preço foi caminhando até o colégio. Chegando lá a Demanda lhe deu um grande sorriso, lhe estendeu a mão e ambos saíram caminhando. Ela nunca sentira tanta “Intenção de compra” por alguém. Todos notaram como o nível do Preço havia mudado de um dia para o outro.

Ao ver o Preço mudando tanto pra um nível tão baixo e ainda caminhando de mãos dadas com sua arquirrival, a Oferta desapareceu. Ficou alguns dias sem aparecer no colégio Mercado. Preocupado, o Preço foi conversar com a menina para ver o que havia acontecido. Saiu da casa dela pensativo, e foi até a casa da Demanda para tentar por um ponto final no problema. No dia seguinte o Preço foi até o bairro vizinho, numa loja chamada TRADE OFF. Lá ele trocou o seu possante “Produção 100%” por um modelo mais simples, o “Produção 50%”, e por uma moto. Chegando ao colégio Mercado o Preço encontrou a Demanda, que foi simpática, pois achou o novo carro do rapaz mais adequado aos seus padrões. Logo em seguida encontrou a Oferta, que também foi bastante simpática, pois, embora mais simples, ainda se encaixava nos seus padrões.

Nesse dia aconteceu algo inédito até então. Tanto a Demanda quanto a Oferta ficaram juntas no mesmo ambiente, pois o Preço era amigo das duas e ambas o adoravam. Dai em diante o colégio Mercado passou a ser Equilibrado, pois a Demanda e a Oferta pararam de brigar o tempo todo. Contudo, as vezes o Preço acorda atrasado e vai para o colégio com o “Produção 100%” do seu pai, que é muito mais veloz. Ou então acorda cedo demais e resolve ir para a aula caminhando. Nestes dias é briga na certa.

1 comentário

Comentar post