Inflexão de ideias. Ou simplesmente RADICALIDADES!
VEJAM como os ARGUMENTOS dos CONSERVADORES continuam PRATICAMENTE INTACTOS há milênios. Eis um excerto extraído de Platão, filósofo idealista grego, acusando os materialistas gregos de ateus que solapam a religião, subvertem a ordem moral existente, fomentam a guerra civil, enganam os jovens e os corrompem.
« - Dizem que a terra, o ar, o fogo e a água existem por natureza ou pelo acaso, não por desígnio e que dessas substâncias totalmente inanimadas surgiram os corpos secundários como a terra, o sol, a lua e as estrelas. Colocadas em movimento por suas propriedades individuais e afinidades mútuas, tais como o calor e frio, o úmido e o seco, o duro e o mole e demais combinações formadas necessariamente pela mistura casual dos opostos, criou o céu junto com tudo o que este contem, junto com os animais e as plantas e as estações também possuem sua origem: não a mente, nem Deus, nem a arte, senão como disse, a natureza e o acaso. A arte surgiu depois deles e em base a eles, de origem mortal, para produzir certos joguetes que na realidade não participam da verdade senão que consistem em imagens relacionadas com a mesma, tais como as que produzem a pintura, a música e as artes concomitantes, enquanto que as artes que obedecem a algum propósito sério, como a medicina, a agricultura e a ginástica, colaboram ativamente com a natureza; assim mesmo em certa medida a política, mas esta é sobretudo arte; o mesmo com a legislação: esta é totalmente arte, não natureza, e suas premissas são falsas.
- Como é isso?
- Os deuses, meu amigo, segundo essa gente não existem na natureza e sim somente na arte, visto que são produto das leis que variam de um lugar a outro segundo as leis aceitas pelos legisladores; e a bondade natural é distinta ao que é bom aos olhos da lei; e não existe a justiça natural; constantemente discutem e mudam e visto que é questão de arte e lei e não da natureza, quaisquer que sejam as mudanças introduzidas a cada tanto são válidos para o momento. Isto é o que nossos jovens ouvem de lábios de poetas profissionais e indivíduos que dizem que a força é o direito e o resultado é que caem em pecado, achando que os deuses não são o que as leis lhes ordenam que creiam na contenda civil, visto que lhes induzem a viver de maneira natural, quer dizer, exercendo o domínio sobre os demais em vez de estar submetidos legalmente a eles.
- Que história terrível e que desgraça para a moral pública e privada dos jovens. »
In: AS LEIS, de PLATÃO (+ou- 427-347 a.C.)
ISTO SOA CONHECIDO; se parece muito com as acusações que os círculos conservadores contemporâneos lançam contra os materialistas e os marxistas. A DIALÉTICA INEXISTE na cabeça destas pessoas. O que nos conforta é sabermos que, a despeito dessas ideias conservadoras e reacionárias, a roda da história está sempre girando, apesar de os argumentos serem praticamente os mesmos (por parte deles) há 2.500 anos.